quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Saiba Como Funciona Empréstimo Com Garantia De Veículo!

Empréstimo Com Garantia De Veículo


Poucas pessoas conhecem, mas há modalidades de empréstimo que trabalham com garantia de bens para evitar inadimplência e facilitar o acesso ao crédito.

 

 

Tópicos:

  • Vantagens e desvantagens do empréstimo;

  • Quais os requisitos para solicitar o empréstimo;

  • Quais as instituições que realizam esse tipo de transação;

  • Banco Itaú;

  • Caixa;

  • Bradesco;

  • Conclusão.


 

 

De forma geral, esse tipo de transação é mais vantajoso para os bancos por não trazerem riscos de não-pagamento e para os clientes, por terem juros mais baixos e liberação rápida, de até 48 horas.

 

 

Diferente do crédito com garantia de imóvel, o crédito com garantia de veículos é mais comum, por não ter valor tão elevado e costuma ser usado por quem precisa organizar as finanças.

 

 

E neste artigo iremos elucidar as maiores dúvidas sobre esse assunto e trazer informações importantes a respeito desse tipo de crédito: como, onde adquiri-lo e documentação necessária.

 

 

Vantagens E Desvantagens Do Empréstimo Com Garantia De Veículos


Para quem precisa de um empréstimo e está pensando em optar pela transação onde há garantia de veículos, vamos trazer as principais vantagens e desvantagens dela. Fique atento:

 

 

  • Vantagens: as vantagens desse tipo de crédito estão na facilidade de aprovação e nos juros baixos. A aprovação é mais rápida, já que o banco terá a garantia de que será devidamente pago, por isso, a análise é mais superficial.


 

 

O bem em questão será avaliado e em até 48 horas o dinheiro é liberado na conta do cliente. Outra vantagem está nos juros mais baixos. Como dissemos por essa modalidade serem menos arriscados aos bancos, os juros cobrados não são tão elevados.

 

 

  • Desvantagens: Dentre as desvantagens, obviamente temos que citar a mais importante de todas, que é o risco da perda do bem. Se o pagamento não for realizado, o banco terá acesso quase que imediato ao veículo dado como garantia. Ou seja, a dica que damos é que você só opte por este tipo de empréstimo caso tenha certeza que poderá realizar o pagamento em dia.


 

 

Quais Os Requisitos Para Solicitar O Empréstimo Com Garantia De Veículos?


Para ter acesso a esse tipo de empréstimo, é necessário ter um veículo quitado no seu nome ou em nome de alguém que autorize a transação.

 

 

Um avalista será requisitado pelo banco para que ele possa verificar o estado do veículo e qual o seu valor de venda. Após essa avaliação, o bem então será dado como garantia. Geralmente apenas 60% do valor do bem podem ser emprestados.

 

 

Dependendo da instituição financeira ou banco esta porcentagem pode chegar até 70% do valor do bem a ser emprestado. Por isso, é recomendável que você faça antes uma pesquisa aprofundada em bancos e financeiras para saber as políticas de cada uma.

 

 

Quais As Instituições Que Realizam Empréstimo Com Garantia De Veículo?


A grande maioria das instituições bancárias realiza este tipo de transação. Podemos citar as principais:

 

 

Banco Itaú


O Itaú realiza esse tipo de crédito com o nome "crédito com garantia Itaú". Para correntistas, a solicitação é bastante simples: basta entrar no site oficial com o número da conta e senha e fazer uma proposta na aba empréstimos.

 

 

Há a possibilidade de fazer uma simulação do contrato. Verifique as parcelas e depois mande uma proposta ao banco. Dentro de 48 horas eles retornarão indicando se o crédito foi ou não aprovado.

 

 

Caixa


A caixa também faz esse tipo de empréstimo, especialmente para correntistas ou pensionistas. De forma geral, ele funciona como o do Itaú, com a possibilidade de fazer uma simulação online. Os juros na caixa costumam ser mais baixos, porém o valor de financiamento não passa dos 60% do veículo. Dependendo de quanto dinheiro você precisa, a caixa é uma boa opção.

 

 

Bradesco


O Bradesco libera crédito tanto para correntistas como não-correntistas. Assim como os demais bancos, há a opção de fazer uma simulação online. O Bradesco demora um pouco mais para liberar o empréstimo, cerca de 3 dias, mas os juros são bem competitivos.

 

 

Conclusão


O empréstimo com garantia de veículos é bastante utilizado por quem precisa de dinheiro rápido e sem muita burocracia. Isso porque ele costuma ser liberado sem uma análise de crédito muito criteriosa, já que os bancos terão o bem como garantia principal.

 

 

A dica é que a solicitação só seja feita se você realmente puder arcar com as parcelas, porque há possibilidade de ter o veículo mandado a leilão em caso de inadimplência é realmente muito grande.

 

 

Porém, como o valor é menor do que no crédito com imóvel em garantia, esse tipo de transação costuma ser mais segura e mais aconselhável para quem precisa quitar dívidas. Você acabou de ler o artigo: Empréstimo com garantia de veículo.